domingo, 17 de julho de 2011

A vida na Índia

A vida na Índia não é de todo como esperava. Não é assim tão barata como pensava. É verdade que aqui como por 2 euros, mas imaginem o que é viver aqui e gastar em média 5 euros por dia. Parece que não mas começa a pesar na carteira. De facto o que acontece aqui é que as coisas boas são ao mesmo preço do que compramos na Europa. As piores e sem grande qualidade são baratas.
O meu trabalho fica a 1h30 de minha casa, por isso tenho de me deslocar diariamente de metro. Pelo que se gasta ainda algum dinheiro.
Tenho tentado com os meus colegas de hostel, comprar comida para começarmos a cozinhar para poupar dinheiro, mas isso implica comprar, tachos, talheres, esponja, detergente…e temos tentado aos poucos ir comprando isso. É um investimento para poupar futuramente. Por enquanto como num pequeno prato de plástico, com uma colher de café também de plástico que trouxe de um pequeno bolo que comi. É engraçado, nunca me imaginaria a fazer uma coisa destas. Ri-me bastante ao trazer isso para casa enrolado a um guardanapo, feliz da vida porque já tinha onde comer. Contudo, começamos a ficar frustradas pelo facto de ainda não termos ido viajar pela Índia, para ir conhecer outros sítios, pois Delhi é uma cidade bastante barulhenta e poluída. Simplesmente estamos a sobreviver aqui e não a viver.
Mas isso tem-me ensinado a dar valor a muita coisa. Aqui tenho festejado pelo facto de ter luz, de a água voltar, de ter mudado para um quarto com chuveiro e autoclismo, por de vez em quando poder ouvir o silêncio nesta cidade barulhenta…
Tenho de facto aprendido bastante aqui, e não trocava esta triste precariedade por nada. Pois é isto que vai fazer de mim um ser melhor quando voltar ao conforto do meu lar.

2 comentários:

  1. Uau... Parece muito dificil de aguentar... Aqui, no conforto do lar é dificil imaginar-nos a viver nessas condições mas tens razão... isso faz de ti uma pessoa melhor e mais cuidadosa! Mts bjs força e coragem!!
    Melissa

    ResponderEliminar
  2. Força nisso Monicatxi! ;) é como dizes aprendesse a dar valor a coisas simples sem dúvida vais sair daí um ser melhor do que já és (sim porque já és :)) bjinhoos

    Andreína

    ResponderEliminar