sexta-feira, 8 de julho de 2011

Crasy India

Já cheguei a território Indiano e desde que o pisei, todas as horas aqui passadas têm sido alucinantes. A Valéria veio buscar-me ao aeroporto e deu-me logo as más noticias para carregar com o choque cultural duma vez só. Simplesmente o que nos tinham dito que ia ser a nossa “estadia” não era. Estamos num bairro bastante pobre em Delhi, com outros trainees, que aos poucos vão desistindo e antecipando o seu regresso a casa.
Durmo num quarto com paredes sujas e uma cozinha que nem é cozinha. E uma casa de banho sem luz, autoclismo e onde o banho tem de ser com o balde que ali está. Não temos ar condicionado, frigorífico, nem internet, pelo que a minha primeira noite de sono na Índia foi nula.
A temperatura na Índia é bastante parecida com uma piscina interior. Aquele ar quente e húmido que nos deixa as calças bastante húmidas.
Hoje tive sorte, choveu e o clima esteve temperado. Contudo ainda me estou a habituar à confusão da cidade. São carros por todo o lado, cada um a apitar de 3 em 3 segundos e nenhum deles pára na passadeira. Temos literalmente de nos fazer á estrada e fintar os carros.
A comida não tem sido má. Um rapaz da ONG onde estou a trabalhar, levou-me a mim e à valeria ao Mc Donalds. É engraçado o facto de terem apenas uns 6 hambúrgueres para escolhermos e todos eles chicken qualquer coisa.
Esta noite jantei num centro comercial a 10 minutos a pé do nosso “buraco”.
Apesar deste “choque” penso que não tenho reagido mal. Encaro com humor estas situações bizarras. E já pensei em fazer um “MTV SCRIBS” da nossa barraca, porque realmente tem muita graça o seu aspecto.
As pessoas da AIESEC DELHI têm estado em contacto connosco diariamente, contudo ainda não souberam dar resposta a tais acontecimentos. Amanhã vamos a um LC Meeting, talvez dê para os pressionar mais um pouco.
Podem pensar que estou em baixo, e bem, sei que isto não é o que estava à espera, que estou com condições realmente precárias, mas uma coisa esta manhã mudou tudo.
Acordei cedo para ir com a Valéria para a escola onde está a fazer o seu estágio. Simplesmente desisti do meu sobre a SIDA para poder ficar com ela neste projecto, visto estarmos tão mal alojadas, ao menos juntas sempre se ultrapassam melhor as coisas.
A escola tem crianças com fracos recursos monetários, deficientes, autistas, etc. E de manhã ao chegar, fomos dizer “namaste” a cada sala. Ao entrar numa das salas, todos os pequenos meninos se levantam e em coro dizem “good morning madame!”. E foi aqui que com um enorme sorriso retorqui o bom dia com os olhos envoltos em lágrimas, pois foi bastante tocante aquele momento.
Durante a tarde, tive com os meninos deficientes e autistas, a ensinar-lhes alguns princípios básicos do basquetebol. Como o drible e o passe. Foi bastante divertido, e senti-me em casa.
Aliás percebi que na Índia, a casa não é o lugar, mas as pessoas.

Estou feliz por estar neste novo projecto e apesar de depois de um dia cansativo ter de voltar para uma “barraca”, o que interessa são estes pequenos que tão gentilmente me cumprimentam e que mesmo sem nos entendermos nos entendemos tão bem.

7 comentários:

  1. Olá Tudo bem ? Espero que esteijas bem!! Por aquilo que já li veijo que as coizas não estão a escorrer tão bem como esperavas.
    Mas fico satisfeito por estares a conseguir dár a volta por sima, aproveita ao máximo e vais ver que vais tirar muitas coizas positivas dessa vizita á India !!!
    Tens todo o apoio de toda a Familia: Sérgio,Custodinha,Antonio Manuel,Josefa e Custodio Vale de Gato.
    Beijinhos a sabor a chocapiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiic !! Diverte - te e Aproveita ao máximo!! Vai dando Noticias!! Até breve

    ResponderEliminar
  2. Olá,agora são 21:30 H e estão aqui na minha casa a Tia Isabel e o tio João,tive a ler o que escreveste no teu blogue todos ficaram com a lágrima no canto do olho,a tua mãe diz que segue rigorasamente todas as noticia que escreves no facebook e no blogge!!!
    A Vánia já sabe da mensagem que mandaste e tambem vai seguir o bloggue.
    Beijinhos Do Pai e da Mãe dá Noticias!!
    Sé Forte como sempre Foste!!

    Ass: Sérgio Ribeiro

    ResponderEliminar
  3. Bem.. as complicações aparecem sempre.. mas dá para ver que nesta história sairás heroina e tenho a certeza que irás ultrapassar todas as barreiras que apareceram ( esperemos que nao venha nenhumas) mts beijinhos e obrigada por motivares e servires de exemplo a gebte da minha idade!!! que isso de ajude em forma de motivação
    Melissa

    ResponderEliminar
  4. Mónica, arrepiei-me imenso a ler o que escreveste e sem sequer te conhecer como deve ser, senti um orgulho enorme em ti! Desejo-te imensa força e sorte, e tenho a certeza que não vais ver antecipado o teu regresso a casa! Entrega-te, vive o máximo e supera por muito que custe o que parece ser insuperável. Tenho a certeza que vais ser capaz e que toda a tua luta para ir para a India te servirá de bagagem e motivação!

    Um beijinho muito grande,
    Filipa Coelho

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todos, desde familia e amigos. É inevitavel a lagrima ao canto do olho ao ler tudo isto, mas quero que saibam que estou bem aqui :) Nao se preocupem. Namaste! :D

    ResponderEliminar
  6. Ola Monica estive a ver o teu blogue.E quero-te agradecer pour dares noticias tuas.Espero que tudo esta bem contigo.aqui tudo bem recebe muitos beijinhos do padrinho e da Charlène e da Amelia e nao esquecendo o resto da familia.Tchau Beijinhossss.

    ResponderEliminar
  7. Excelente..Queres por todos a chorar =')

    Luís Marinho

    ResponderEliminar