quinta-feira, 28 de julho de 2011

Futuro

Há tanta coisa que tenho vivido por aqui. Tantas lições que tenho aprendido…que quando a Valéria me pergunta “Achas que estás diferente?” ridiculamente nem eu sei se estou. Acho que só quando chegar a Lisboa e conviver com o meu meio irei ter noção do quão diferente me tornei. Tenho noção que quando voltar as coisas não serão iguais. Mas não sei se por voltar diferente ou se por voltar com vontade de fazer novas coisas. Estou a viver uma das melhores fases da minha vida e não quero de todo fazer do meu retorno a Portugal uma chegada. Quero sonhar em Portugal, com Portugal. A minha cabeça já está repleta de novos projectos, ideais, ideias, aspirações, convicções… Uma coisa é certa, não irei parar.
Quando voltar irei retirar-me do basquetebol, pois serei sénior e iremos jogar na liga e não tenho jogo suficiente por agora. Irei apenas treinar para quem sabe, ter magia para dar numa próxima época. E assim irei ter tempo para continuar a trabalhar aos fins de semana na Pans. Não recebo grande coisa, mas as pessoas de lá são fantásticas e vão acolher-me quando voltar da Índia. É algo que me faz ficar muito grata pois nem todos os chefes fazem isso pelos seus colaboradores. Confesso que já tenho saudades das minhas “parentes” e do “lodo”.
Trabalharei pois quero ir no meu 3º ano de Faculdade em Erasmus para o Reino Unido. Existe uma universidade em parceria com a minha, em Cambridge. Quero bastante conseguir estudar lá. Pois é um pais de língua inglesa e eu preciso e quero melhorar o meu inglês. Nas primeiras publicações do blog já referi este sonho e agora começa a ficar cada vez mais claro na minha cabeça.
Um dos meus países preferidos para fazer este estágio era a Índia e o Egipto, contudo acabei por ir para a Índia por me deslumbrar ainda mais. E ainda bem. Pois no hostel onde estou alojada está também um estagiário do Egipto que acabou por ser um grande amigo meu. Há dias passei a noite a fazer-lhe perguntas sobre o Egipto: como são as pessoas, como são as estradas, se há crianças a pedir na rua, o nível de vida, se é muito caro…etc. Ele humildemente respondeu a tudo e disse que se quisesse podia passar lá as férias de verão na casa dele, pois tem um apartamento em anexo à sua casa que ninguém usa. Ele vive no Cairo e já reparei que não é um egípcio qualquer. O seu nível de vida e poder económico é elevado. Ofereceu-se também para me por a estudar ou estagiar na sua Universidade “American University of Cairo”. O que me faz pensar em escolher a cadeira “Egiptologia” como opção no meu 2º ano de Curso. Em pequena para além de bióloga marinha sonhava com arqueologia, e inevitavelmente a minha imaginação rematava para as enormes pirâmides e túmulos egípcios. Por isso é uma hipótese que irei ter em conta.
O mundo se antes parecia enorme, agora parece-me muito pequeno. O meu grupo de amigos na Índia vem do Egipto (Ahmed), Rússia (Roman), México (Alondra) e Polónia (Sylvia). Somos os únicos estagiários nesta casa, então vamos sempre a todo o lado juntos. E no meio de tantas noites e dias passados em confissões, gargalhadas, frustrações…acima de tudo de partilha, sinto-os perto do coração e inevitavelmente os seus países que pareciam longínquos e desconhecidos, tornam-se ilhas que a todo o vapor se aproximam do meu Portugal.
Outra das coisas que tenciono fazer quando chegar é entrar como membro da AIESEC. Organização que me proporcionou este estágio. Pois acredito que posso aprender e crescer bastante por lá. Estou a pensar em ir para “Non-Corporative Projects” porque lá posso dar lugar às minhas ideias. Ainda assim não sei se me irão aceitar. Esperemos que desta vez o façam e não usem a minha falta de tempo como razão de não me colocarem em sítio algum. Pois tive e tenho uma enorme vontade de trabalhar com eles e depois desta experiencia na Índia acho que estarei preparada para aceitar os desafios desta organização.
Também tenho pensado no que quererei fazer no futuro e a opção trabalhar nas Nações Unidas tem-se tornado uma hipótese pois quer o meu colega do Egipto quer o meu colega aqui de Delhi me falaram em ir para lá trabalhar tendo em conta as minhas aspirações. Por isso quando chegar a Portugal irei pesquisar sobre isso.
Tenho então reflectido bastante durante a minha estadia na Índia. E se tudo correr bem irei prosseguir com os sonhos quando chegar a Portugal. Isto é só o inicio.
"The World is a book, and those who do not travel read only a page."

3 comentários:

  1. ahhhhhh granda mirolha, estou a ver que estás viva e que ainda te mexes bem :) ahah és a maior a serio. fico feliz por saber que está a correr tudo bem e que estás a aproveitar bem essa experiência.
    Grande abraço @@@@@@@@@@@@@@@@@

    ResponderEliminar
  2. Uau.. tenho a impressao que a monica val de gato esta a tornar-se uma grande mulher!! Mts parabens e boa sorte!! espero que continues a aproveitar essa experiencia ao maximo!
    Mts bjs Melissa

    ResponderEliminar