sexta-feira, 29 de julho de 2011

Fotografia

Há uma semana que não como carne. Há tanta variedade de pratos vegetarianos que comer carne para mim deixou de ser prioridade. Vou tentar manter-me assim, até mesmo em Portugal. Bem sei que é difícil pois não existe uma cultura vegetariana no meu País, e encontrar variedade de alimentos a bons preços para vegetarianos não é uma tarefa assim tão fácil. Mas quem sabe… Sempre pensei que passavam fome e que o sabor da comida era horrível mas a verdade é que aqui na Índia os pratos vegetarianos para além de me deixarem satisfeita são estranhamente apetitosos.
Estamos a planear as nossas viagens para os próximos fins-de-semana. Este fim-de-semana iremos então a Agra onde iremos pagar um balúrdio para entrar no Taj Mahal. É a imagem de marca da Índia e por isso aproveitam-se para pedir imenso dinheiro para lá entrar. E não sei até que ponto estou disposta a pagar para lá entrar. O povo indiano é bastante astuto para o negócio. Gostam muito de pedir mais do que realmente é, e sabem como manipular uma pessoa. E regatear com eles nem sempre é fácil. Fazem-se de vítimas muitas das vezes, como se fosse verdade que x produto custasse tanto dinheiro. Tem sido uma escola para mim negociar com eles, pois eles olham para o turista como lucro e mal nos vêem a azafama começa. Contudo, apesar desta procura de lucro constante onde nos sentimos como uma moeda a circular de mão em mão, eles são extremamente prestáveis e preocupados com o bem estar de todos os seres vivos. Falo sim, de nós humanos e dos animais. Ajudam-se mutuamente como nas aldeias do interior onde todos se conhecem e se ajudam.
Mas a Índia, pelo menos Delhi, é cheia de pólos contrastantes. É certo que se ajudam mas nunca vi na minha vida tanta criança nas ruas a pedir dinheiro nem tantos cães a vaguear em busca de comida. A caminho de um centro comercial aqui perto, a miséria dos caminhos que nos leva até ele é impossível de ignorar. Gente a viver nos passeios e a estender a roupa nas vedações que dividem os sentidos das estradas. A tomar banho ali mesmo.
Bem sei que Portugal atravessa tempos difíceis mas o que é a nossa pobreza comparada com a que lido diariamente nas ruas de Delhi? Estaremos assim tão mal na fotografia?

Sem comentários:

Enviar um comentário